Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pagando a conta dos outros

Quem nunca passou pela experiência de pagar a conta dos outros por algum relacionamento mal sucedido, ou descontou os débitos pendentes do passado em pessoas que não mereciam??
Recebi o texto abaixo do meu querido amigo Daniel e compartilho com vocês!!

PAGANDO A CONTA DOS OUTROS

Não, não é uma história minha. Mas é real. Daquelas do tipo: “aconteceu com o amigo de um amigo meu!” Uma das piores coisas na vida é pagar a conta dos outros. Pior ainda quando a dívida é de vários, e sofreu um acúmulo – com juros – por algum tempo. Um dia, alguém irá pagar a conta. Provavelmente, será a única pessoa capaz de compreender e, infelizmente, aceitar incondicionalmente o passado da pessoa ao seu lado. Ao demonstrar-se uma pessoa compreensiva estará lá a brecha necessária para que se detone a bomba-relógio da cobrança.
Esta cobrança vem em forma de mágoa, de rancor, de intolerância, de falta de paciência e, sobretudo, de falta de capacidade de recomeçar. Geralmente, as frases sintomáticas de alguém que está prestes a cobrar do próximo que se aproximar são aquelas do tipo “eu vivo melhor sozinha”, “eu sou independente”, “a minha vida profissional é mais importante”, “todo homem é canalha!”. Bem, esta última, sem dúvida costuma vir acompanhada de uma das outras.
Nunca vi alguém se dedicar tanto em uma conquista. Poucas pessoas que conheci seriam capazes de ser tão sinceros sobre o que sentem ou o que queriam de uma relação, como naquele caso. Tudo aconteceu de forma muito natural, sem pular etapas. Ela, minha amiga, era a portadora constante das frases acima. Resultado? Sempre encontrava as piores coisas pelo caminho (e ainda se apaixonava por cada um deles). Ela se lamentava a todo o momento. Eis que apareceu o tal “dedicado à conquista”. E foi neste momento que eu vi, como alguém poderia ser tão cruel: ela o massacrava, dia após dia, descontando tudo que havia sofrido até então naquele pobre rapaz. Foi mesmo um grande massacre, que o fez desistir.
Depois de um tempo, nos tornamos amigos, e um dia, como haveria de ser, ele falou o que sentiu naquele momento, resumindo em uma frase: “Daniel, o pior é que eu estava pagando a conta dos outros!”.
Entendi o que ele quis dizer. E fiquei imaginando se ser solteira significava exatamente aquilo: se blindar para pessoas bacanas, dando chance apenas para o vazio dos outros, pois estes realmente não dariam nenhum tipo de chance para uma relação saudável, ou mesmo para cobranças.
E parece que assim caminha a humanidade. Pena.

Daniel Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário